Finalista 09 – Engenharia e Gestão Industrial

25th Maio - 2009 às 22:43 | Publicado em Um pouco de tudo | 3 comentários
Etiquetas: , ,

Bem pessoal tenho a comunicar que este ano sou finalista do curso de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Coimbra. Os 5 anos de curso passaram num instante e até parece que foi ontem que entrei no ensino superior (2004). Um curso superior é realmente um mundo de experiências a todos os níveis e é por isso que deve ser aproveitado ao máximo. Estudar? (obrigatório), marrar? (Às vezes é preciso), copos com os amigos? (Sim, mas será que devemos optar por serem poucas vezes e de qualidade, ou muitas vezes e sem qualidade nenhuma???Há pessoas que não sabem ver a diferença!) , seguir a praxe? (Claro, devemos sempre envolver-nos na tradição académica), somos postos à prova? (é para isso que o curso serve).

Se quem não tem um curso pensa que os que o têm só andam em noitadas, copos e estudam um pouco para os pais não lhes moerem o juizo, ou para se gabarem no futuro de serem mais, ou melhores, que os outros que não têm curso nenhum está redondamente enganado. Um curso é completamente o contrário, é aproveitar oportunidades para conhecer, pensar, testar, optar, dizer sim, dizer não, entrar em stress, delirar com a pressão e acima de tudo aprender como se pode gerir isso tudo. Somos ensinados a respeitar o mundo e o que ele nos exige a nós e aos outros, e se pensarmos bem com tudo isto aprendemos a lidar com a nossa vida futura, não apenas de uma maneira mais qualificada (porque passamos a engenheiros e doutores), mas sim de uma maneira mais ponderada, pois se há coisa que se aprende num curso de engenharia é que a vida, e as várias situações que ela nos apresenta, contêm sempre várias variáveis, e cada uma delas pode ter um peso decisivo que é dependente da interpretação e da envolvência com que tratamos cada problema.

A vida não tem que ser igual para todos, e nem todos têm que ter um curso superior, no entanto devemos aproveitar ao máximo as oportunidades que ela nós dá para tentarmos ser sempre um pouco melhores que nós próprios. (Esta é uma frase que parece pré concebida mas que para um finalista faz ainda mais sentido que seja dita ou ouvida!)

Cpts a todos.

 

Anúncios

3 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Caro Goncalo

    Desde ja os meus parabens … xD
    Vou comecar o meu “percurso academico” agora e o umas palavras destas sempre sao uma base… Caro companheiro de Gang e amigo guardo te no meu coracao e espero que no futuro tenhas o que mereces…
    Um abraco forte

    Torres

  2. Mais uma estapa conseguida meu querido amigo! E as felicidades que te desejo são as maiores!! Por isso espero estar sempre ao teu lado para ver a brilhante carreira que vais ter! 😀
    Muitos parabéns!

    E mil beijinhos desta tua grande amiga! 😀

  3. os últimos anos passaram mesmo rápido…Para trás ficam 5 anos de muito esforço e dedicação…Mas, como disseste e eu concordo, um curso é muito mais do que isso, é mais do que beber uns copos estudar às vezes…
    São anos exigentes, recheados de emoções fortes, de alegria, ansiedade, conquistas, incertezas, frustração, revolta, entre-ajuda, cumplicidade, muitas noites mal dormidas…
    São anos de crescimento, aprendizagem, conversas e desabafos, sempre a testar limites…

    Parabéns por teres chegado até aqui e força para continuares! =)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: