Big Mac Index (Índice Big Mac) / iPod Index

17th Setembro - 2009 às 13:31 | Publicado em Um pouco de tudo | Deixe um comentário
Etiquetas: , , , , , ,

Economia pode ser considerado um assunto chato. É um tal de queda no preço das acções, aumento do desemprego, análises macro e microeconômicas, valorização e desvalorização de moedas. Pode ter certeza que o caderno Dinheiro da Folha de São Paulo permanece quase sempre intocável pela maioria dos leitores, talvez por desinteresse em estar informado sobre a queda do PIB chinês, ou até mesmo, a falta de conhecimento sobre determinados termos que são jogados na mídia, sem uma explicação prévia de seu significado.

Para tornar mais palatável o assunto “economia”, os editores da revista britânica The Economist, inventaram em 1986 uma forma de comparar o poder de compra no mundo todo. Para isto utilizaram como base o preço de um produto que é consumido tanto na França, como na Malásia, no Brasil, ou Argentina. É o chamado Big Mac Index (Índice Big Mac).

 Este índice é calculado sobre o preço do Big Mac (Vendido no Mc Donalds como toda a gente sabe) em vários países, tendo objetivo de comparar a sobrevalorização ou a subvalorização de uma divisa em relação ao dólar. Se o preço do Big Mac em determinado país for superior ao cobrado nas lojas americanas do McDonald´s, significa que a moeda está valorizada na comparação com o dólar.  

Na última publicação da “The Economist”, com a valorização do dólar em relação ao real, o Brasil que em 2008 possuia um dos Big Mac mais caros do mundo, hoje tem um preço menor que o cobrado nas lojas dos EUA. Um Big Mac brasileiro vale US$3,39, contra US$3,54 do americano. Significando que a moeda brasileira está desvalorizada em 4,24% quando se comparada com o dólar. Ou seja, como no dia 23 de janeiro de 2009, o dólar estava cotado em R$2,33, o valor da moeda americana, segundo o índice Big Mac, deveria ser 4,24% menor, ou R$2,23.

The Economist 2009
Big Mac Index – Fonte: The Economist 2009
 
Mas é uma forma correta de comparar as moedas?
A idéia inicial surgiu de uma brincadeira, já que o McDonald´s utiliza os mesmos procedimentos, incluindo a margem de contribuição, independente do país em operação (são mais de 120 países). 

Fato é que o Índice Big Mac é levado tão a sério, que é notícia em renomados telejornais e mídias de circulação impressa e eletrônica no mundo todo.

Fontes:

http://www.economist.com/markets/indicators/displaystory.cfm?story_id=12991434

http://en.wikipedia.org/wiki/Big_Mac_Index 

Mais informação sobre o tema:

Os índices Big Mac e iPod nano

Produtos comuns às 73 cidades permitem analisar poder de compra.

Quanto é que um lisboeta tem de trabalhar para conseguir comprar um Big Mac? Segundo o estudo da UBS, na capital portuguesa uns meros 23 minutos de trabalho chegam para ir ao MacDonald’s.

Esta situação ilustra bem a diferença do poder de compra entre as 73 cidades analisadas. Por exemplo, em Nova Iorque são necessários apenas 14 minutos enquanto na cidade do México são precisas mais de duas horas de trabalho para comer um Big Mac e, em Manila, 88 horas. A média entre o total de cidades é de 37 minutos laborais.

Outro exemplo é dado no campo das novas tecnologias. Para adquirir um iPod nano com 8 GB, um lisboeta tem de trabalhar 19,5 horas, o que equivale a mais de dois dias de trabalho. Em Nova Iorque, este indicador desce para menos de metade (9 horas de trabalho). Embora seja mais barato em Madrid, a viagem não compensa, já que apenas menos quatro horas de trabalho separam os madrilenos dos lisboetas para comprar o iPod da Apple.

Olhando para os bens essenciais, o estudo refere que, em média, são necessários 22 minutos de trabalho para comprar um quilo de arroz e 25 para um quilo de pão. Para os lisboetas, o arroz nem é caro (9 minutos de trabalho) mas o pão sim (30 minutos).

http://economico.sapo.pt/noticias/os-indices-big-mac-e-ipod-nano_67833.html

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: