Padronização

4th Janeiro - 2010 às 23:17 | Publicado em Um pouco de tudo | Deixe um comentário
Etiquetas: , , ,

China
… Cada trabalhador é, no fundo, uma peça de uma enorme máquina de produção bem oleada. Esta rede humana estende-se a um vasto território, e os padrões repetem-se até à exaustão de uma forma ordenada, sistemática e por vezes até doentia!

Não há excepções à regra nas cidades, nas casas, nas ruas, nas províncias e “por lá” até as cores são padronizadas!!

A padronização, standardização, ou normalização, é notoriamente um dos segredos para a eficácia e eficiência quer nas empresas, quer no dia a dia de cada um de nós! Querem uma prova?? Quantas vezes já perderam tempo á procura de coisas por não as guardarem sempre no mesmo sítio? … As chaves de casa, ou do carro, são um bom exemplo!! Se as pusessem sempre num sitio específico para o efeito saberiam sempre onde se tinham que dirigir para as encontrar certo?… É sobre este conceito que se desenvolvem actualmente normas e regras que procuram facilitar o trabalho e o dia a dia de todos nós…

A aplicação do simplex (palavra tão badalada pelo actual governo, e que a meu ver faz todo o sentido) no nosso dia a dia passa pela organização e sistematização de tarefas! A originalidade aparece quando se tem tempo para pensar nas coisas e toda a gente sabe o quão difícil é pensar no meio da desorganização, factor esse que se combate recorrendo á criação de padrões, e ao desenvolvimento, e actualização de  metodologias de acção normalizadas! Isto não é um conceito filosófico, mas sim um conceito prático!! Dei-vos o exemplo das chaves de casa agora pensem no número de aplicações que este conceito tem no vosso dia a dia… Como seria se os vossos colegas de trabalho executassem as suas tarefas sempre da mesma maneira??? E como seria se soubessem sempre qual a posição de tudo o que procuram??? É um conceito fictício, é certo, mas a verdade é que temos que admitir que existiriam muito menos erros, e problemas, se todos procurassemos “normalizar” o nosso dia a dia!!

Querem ver exemplos da padronização asiática de que vos falo??

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: